sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Joel Rufino dos Santos


Joel Rufino é um carioca botafoguense, historiador, professor e escritor. Nome de referência sobre cultura africana no país. Nascido no bairro de Cascadura, cresceu apreciando a leitura de histórias em quadrinhos. Já adulto, ficou exilado algum tempo na Bolívia, sendo detido quando de seu retorno ao Brasil(1973). Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde lecionou Literatura. Como escritor tem extensa obra publicada: livros infantis, didáticos, para-didáticos e outros.
CULTURA POPULAR
Cultura popular é tudo o que parece tolo, de mau gosto, sem sentido para os que pertencem à cultura de elite. A cultura popular é riquíssima porque se confunde com a própria vida do povo. A cultura de elite é, em grande medida, importada de lugares onde a elite não vive - embora sonhe viver. A cultura popular é o conjunto de saberes, crenças, desejos, afetividades, artes, hábitos, comportamentos e atitudes que nos dá identidade nacional. Somos o que somos porque temos uma cultura popular imensa e rica à nossa volta.
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
A produção editorial infanto-juvenil cresceu e se diversificou muito nos últimos trinta anos. Ela esbarra, contudo, no conservadorismo moral e pedagógico dos responsáveis por ela - editores, professores, autoridades educacionais. Na realidade, a produção editorial infanto-juvenil, como não podia deixar de ser, se ajusta ao gosto e à moral da classe média letrada, urbana, que é quem compra, escreve e edita os livros.
ATRAÇÃO
O que me atrai não é exatamente a inocência, porque eu não creio que as crianças sejam inocentes, em nenhum sentido. O que me atrai é algo parecido com a inocência, que é a espontaneidade. A criança é espontânea, assim como o amor, os artistas, assim como todo ser humano conserva algum grau de espontaneidade. É a afeição, esse ato de se ligar a uma coisa sem qualquer restrição, essa é a origem da palavra em latim.
FORMAÇÃO ÉTICA
Eu sempre acreditei, até hoje, que a literatura é uma forma superior de conhecimento. Na formação de um menino(a) um pai deve inserir bastante literatura. É isso - se conseguirmos - que os tornará mais humanos, mais interessados nas experiências dos outros.
@@@@@
Capa de minha autoria para ilustração do post.
[41] 3076-7631

Um comentário:

Dino Alves disse...

Que capa forte!
O professor Joeu Rufino, foi meu orientador.

Que cabeça!! Aprendi muito sobre a arte de pensar.
fiz algumas capas pra autores ligados ao movimento negro.
Mas nada tão bom.
Netto, essa capa é pura "víceras" relações humanas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...