segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nicolas Behr


Nicolas Behr (Nikolaus von Behr) nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, em 1958. Estudou o primário com padres salesianos, em Diamantino, onde os pais eram fazendeiros. Mudou-se para a capital aos 10 anos e sonhava ser geólogo. Mora em Brasília desde 74. Em 77 lançou seu primeiro livrinho e “best seller” Iogurte com Farinha, impresso gloriosamente e mimeografado nas dependências do Colégio Setor Leste, quando da morte de Elvis Presley, exatamente um ano após a morte de Juscelino Kubitschek.
De mão em mão vendeu 8.000 exemplares!

Em 1978, após lançar Grande Circular, Caroço de Goiaba e Chá com Porrada, foi preso pelo DOPS por “ posse de material pornográfico” (na verdade, por suas atividades políticas no movimento estudantil) sendo julgado e absolvido no ano seguinte. O Dr. D’Alambert Jaccoud foi seu advogado. De 1980 a l986 foi redator em várias agências de propaganda da cidade. Em 1982 criou, juntamente com Zunga e Lacerda, o MOVE – Movimento Ecológico de Brasília – primeira ONG ambientalista da capital federal. Em 1987 morou em Washington DC, EUA, vindo a trabalhar na FUNATURA – Fundação Pró-Natureza de 1988 a 1990.
De lá pra cá dedica-se à produção e comercialização de mudas, seu antigo “ hobby”, sendo pioneiro na produção de mudas de espécies nativas dos cerrados, especializando-se em palmeiras e em frutas e árvores raras. Voltou a publicar seus livros de poesia a partir de 1993, com Porque Construi Braxília. Sócio-Gerente da Pau-Brasília viveiro.eco.loja. Casado com Alcina Ramalho desde l986, tem três filhos: Erik (1990) Klaus e Max (gêmeos – 1992). Mora na Península Norte.
Para saber mais, acesse o site www.nicolasbehr.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...