domingo, 2 de janeiro de 2011

Oscar Wilde


Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin, em 16 de outubro de 1854. Sua mãe, Jane Francesca Wilde, era uma poetisa que escrevia versos de caráter nacionalista sob o pseudônimo de Speranza e afirmava descender de ninguém menos que Dante Alighieri. Lady Wilde era envolvida em todo tipo de tertúlia intelectual de seu tempo e seria uma das grandes incentivadoras da carreira literária de seu filho, e nunca faltaria como apoio nos escândalos em que ele se envolveria anos mais tarde. O pai de Oscar, Sir William Robert Wilde, foi um médico especializado em olhos e ouvidos que servia à rainha e fez importantes descobertas em sua área, além de ter escrito livros sobre a cultura de seu país. Oscar, segundo filho, tinha dois irmãos: William e Isola. Oscar Wilde iniciou seus estudos na Portora Royal School, passando mais tarde ao Trinity College, em Dublin, onde se destacou nos estudos de latim e de poetas helenistas. Anos depois, essa formação latina de Wilde exerceria forte influência tanto em suas obras quanto em sua própria vida. A estética de Wilde seria fortemente baseada nos conceitos gregos de beleza e transcendência e sua inclinação sexual beberia nas fontes dos atenienses, que apreciavam a beleza masculina sem culpa alguma.
O retrato de Dorian Gray apareceu no Lippuicott's Magazine em 1890. Foi de súbito o maior escândalo literário de que há memória. Os jornais, numa crise de furor inaudito, diziam do romance os maiores horrores. E consequentemente diziam também do autor.

SINOPSE

A obra 'O retrato de Dorian Gray' tem como ponto de partida a relação entre o jovem Dorian e seu retrato, feito pelo pintor Basil. Certo dia, Dorian expressa a vontade de não envelhecer, como seu duplo no quadro. A partir de então, quem envelhece é o retrato, o que não torna mais simples a vida do jovem, que passa a desenvolver relações violentas tanto com as pessoas que o cercam quanto com o próprio retrato.

TRADUÇÃO: João do Rio

@@@@

Capa de minha autoria para ilustração do post.



[41]3076-7631

TRAILER DO FILME O RETRATO DE DORIAN GREY

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...