domingo, 27 de fevereiro de 2011

Roda Viva (VÍDEO) Entrevista MOACYR SCLIAR


Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre. Era casado com Judith, com quem teve um filho, Roberto. Seus pais, José e Sara Scliar, oriundos da Bessarábia (Rússia), chegaram ao Brasil em 1904. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, era especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, tendo exercido a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência.
Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi "Histórias de médico em formação", contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968, publicou "O carnaval dos animais", de contos, que considerava de fato sua primeira obra.
Publicou mais de 70 livros de diversos gêneros literários – entre eles, os romances “O Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “O centauro no jardim” – e teve textos adaptados para cinema, televisão, rádio e teatro, inclusive no exterior. Era colaborador dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo. Desde 2003, era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Scliar ganhou três vezes o Prêmio Jabuti – a mais recente, em 2009, com o romance “Manual da paixão solitária”.

LEIA A ÚLTIMA COLUNA NO JORNAL ZERO HORA DE PORTO ALEGRE(RS)

FOTOS DO MÉDICO ESCRITOR MOACYR SCLIAR ESTÃO AQUI.



@@@@

Capinha de minha autoria para ilustar o post do grande Moacyr Scliar.


[41] 3076-7631

7 comentários:

Noemia Pedrosa disse...

Parabéns! Este Picinez foi rápido no "bisturi!.
Gostei muitíssimo do que ví por aqui.

Paulo José Cunha disse...

A TV Câmara tem um programa "Sempre um papo", de uma hora de duração, todo feito com ele. Tá no portal.

Nanael Soubaim disse...

O mundo já não tinha o que lhe acrescentar, nesta encarnação. Ser médico ou escritor competente já cansa, ser médico e escritor competente exaure.

Norival R. Duarte disse...

Parabéns pelo seu blog, Netto!

Agradavel, objetivo e de uma ótima focagem.

Continue assim!

Grande abraço.

João de Deus NETTO disse...

Norival, obrigado pelo combustível!
Toda semana é assim.
Abração!

Bianca Neves disse...

Moacir Scliar e Ignácio de Lyola no Roda Viva? Só neste belíssimo blog! Como existem talentos sufocados pelo ridículo na internet.
Continue João de Deus, seu trabalho é um dos melhores que já vi entre milhões de mesmices espalhadas na blogosfera.
Muito bom.

Bernadete disse...

Como se não bastasse, Scliar em Roda Viva dizendo, naquela classe singela, naquela categoria emocionada, naquele entusiasmo saltitante: "livrarias são centros de convivência..." Tudo de bom! E tudo isso JD, para reafirmar a real valia dos excelentes serviços prestados pelo PICINEZ, ao irmanar-se à cultura, de acordo com os padrões modernos, ágeis, bonitos, coloridos e de viva voz, ilustrando cabeças e emoções.
Quedo-me até a pensar se tu dormes ou se és um sonâmbulo de fábrica, para dar conta de tudo isso.
Abspontob

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...