terça-feira, 26 de abril de 2011

Roseana Murray


CAIXINHA DE MÚSICA
Alexei Bueno

Em 2002 a Editora Manati publicou uma antologia de poesia de Roseana Murray, organizada por Hebe Coimbra, com o título de Essencial. Nenhum título melhor, pois se algo caracteriza a sua poesia é essa essencialidade, esse dom, intrínseco aos poetas, de ver claro e profundamente. A extrema simplicidade formal da poesia de Roseana, a sua limpeza, o seu despojamento, justificam-se nessa essencialidade que elas próprias possibilitam. Com seu olhar profundo que não permite jamais que o despojamento se transforme em pobreza, que a limpeza se transforme em vazio, muito pelo contrário. Grande poesia de essencial simplicidade, é nessa categoria, rara que se situa a poesia de Roseana Murray, a feita para criança e a feita para todas as idades, na qual se inclui também a primeira.
Caixinha de música se insere perfeitamente na melhor genealogia da poesia para crianças no Brasil, na linha de obras-primas como Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, ou dos Poemas infantis, de Vinicius de Moraes. A sutilidade incorpórea das metáforas, a beleza cromática das imagens, o discreto humor e a musicalidade, sempre presente e nunca ostensiva, dão livro um poder encantatório que só poderá fazer a dellícia dos seus pequenos leitores, e não somente deles, como já dissemos, pois não haverá leitor sensível de poesia que não se aventure, nem que seja como por um saudoso mundo perdido, nas delicadas melodias desta Caixinha de música, tecidas pela sensibilidade auroral de Roseana Murray.
in Caixinha de Música

Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Lingua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa). Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Em 2007 tem mais de 50 livros publicados.

TUDO MAIS SOBRE A  ESCRITORA

2 comentários:

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

A Roseana, consagrou-se como excelente poetisa... Mais uma bela estrela brasileira...

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

Olá, meu caro Netto. Também sou pernambucano da cidade de São José do Belmonte e resido atualmente, em Carapicuiba/SP... Sou muito a gradecido, pelos seus belos comentários... Abraços...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...