quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carola Saavedra

(clique e amplie)


Carola Saavedra nasceu no Chile, em 1973, e mudou-se para o Brasil com três anos de idade. Morou na Espanha, na França e na Alemanha, onde concluiu um mestrado em Comunicação. Vive no Rio de Janeiro. É autora o livro de contos Do lado de fora (7Letras, 2005) e dos romances Toda terça (Companhia das Letras, 2007),  Flores azuis (Companhia das Letras, 2008; eleito melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti), e Paisagem com dromedário (Companhia das Letras, 2010, Prêmio Rachel de Queiroz na categoria Jovem autor, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura).
Release de Paisagem com Dromedário
Autoexilada numa ilha vulcânica, Érika grava mensagens  em que relata o seu dia-a-dia e acontecimentos recentes de sua vida. Nas 22 gravações que compõem Paisagem com dromedário, ela tenta reconstituir seu passado e a relação profunda que manteve com Alex.
Artistas plásticos, Érika e Alex se envolveram durante anos em experiências estéticas e existenciais, que incluíam obras em parceria e um insólito triângulo amoroso com a jovem Karen.
A perplexidade diante da morte de Karen, e do seu próprio comportamento em relação à amiga, da qual se afastou ao saber que ela estava com câncer, parece ser uma das motivações para o exílio voluntário de Érika e para sua rememoração do passado.
No centro das inquietações da narradora está a questão da identidade. Onde começava a sua personalidade de artista e de mulher e onde terminava a influência ao mesmo tempo fecunda e opressora de Alex? Érika se entrega a esse exercício retrospectivo, em que se misturam a memória, a imaginação e um implacável raciocínio crítico.
Em Paisagem com dromedário, Carola Saavedra constrói um romance através de transcrições de gravações e ruídos, aproximando-o do cinema e do radioteatro. Reafirma assim o vigor e a originalidade de sua escrita, uma das mais marcantes do atual panorama literário brasileiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...