quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Luar do Sertão da Flor de Maracujá...


Muitos acreditam que Catulo da Paixão Cearense era um nome artístico adotado pelo famoso poeta do passado, mas não é nada disso. Esse era mesmo o seu verdadeiro nome, filho do ourives e relojoeiro Amâncio José da Paixão Cearense e de Maria Celestina Braga da Paixão, que moravam em São Luiz, no Estado do Maranhão.

Quanto à data de seu nascimento, alguns autores o identificam como sendo 8 de outubro de 1863, ao que parece ser a data mais correta, outros no entanto afirmam ser 31 de janeiro de 1866, e dizem que essa data foi arranjada para ele conseguir uma promoção num serviço público, mas isso não tem lá muita importância, pois a única diferença é o fato dele ter vivido um pouco mais ou menos.
Quando o pequeno Catulo tinha 10 anos de idade, seus pais e seus dois irmãos se mudaram para o sertão do Ceará, onde seus avós maternos, de origem portuguesa, tinham uma pequena fazenda para aqueles lados e assim eles permaneceram lá até 1880, quando Catulo, seus irmãos Gil e Gerson, e seus pais, se mudaram para o Rio de Janeiro, no bairro do Botafogo, onde o pai de Catulo abriu uma relojoaria.
Essa época em que eles moraram no sertão do Ceará marcou profundamente a vida do pequeno Catulo, e isso ia ser sempre um registro profundo em suas obras posteriores. Quando chegou ao Rio de Janeiro, Catulo já estava com 17 anos de idade e passou a frequentar as repúblicas de estudantes onde conheceu os compositores Anacleto de Medeiros, Quincas Laranjeiras, o flautista Viriato e o cantor Cadete, que eram os grandes nomes do Choro daquela época.
Por esse tempo aprendeu a tocar um pouco de flauta, mas achou melhor trocar pelo violão e aos 19 anos já não queria mais saber de frequentar a escola. Apesar de Catulo ter pouco frequentado a escola, ele sempre foi um autodidata autêntico e grande parte de sua cultura foi conseguida através de livros que adquiria, além de aprender música e fazer versos quase que naturalmente, como que já nascesse com esse dom.

Rolando Boldrin e a "Flor do Maracujá "

Em fins dos anos de 1880, seus pais faleceram e assim foi arranjar trabalho, foi continuo e estivador, depois voltou aos estudos matriculando no Colégio Teles Meneses, traduziu poetas famosos e também passou a lecionar línguas, e logicamente frequentava os meios boêmios da cidade. Conheceu o dono da Livraria do Povo, o livreiro Pedro da Silva Quaresma, que aceitou editar os folhetins de cordel, contendo os repertórios de modinhas, lundus e cançonetas da época.
Pouco tempo depois as suas canções já eram cantadas em gravações de Mário Pinheiro, Eduardo das Neves, Cadete e Vicente Celestino, entre outros, fazendo um grande sucesso no país inteiro, com sucessos como “Luar do Sertão”, “Ontem ao Luar” e “Caboca di Caxangá”, entre outros tantos, e publicou também diversas obras, muitas vezes reeditadas. Algumas de suas composições musicais, Catulo fez em parceria com Anacleto Medeiros, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Francisco Braga, entre outros.
Catulo foi um dos poucos poetas, e talvez o único poeta brasileiro que se tornou imensamente popular ainda em vida, recebendo todas as glórias e honras, além de admiração de todos. Sabia como ninguém explorar suas qualidades para o seu sucesso. Apesar disso tudo morreu muito pobre, pois torrava tudo que ganhava em suas boemias.
 Os seus últimos dias foram num barracão, numa rua em Engenho de Dentro, que atualmente é conhecido como rua Catulo da Paixão Cearense, no subúrbio carioca. Catulo morreu no dia 10 de maio de 1946, aos 83 anos de idade. Foi embalsamado e exposto à visitação pública até o dia 13 de maio, quando foi enterrado no cemitério Francisco de Paula, no Largo do Catumbi, ao som de “Luar do Sertão”, seu maior sucesso.

João Pernambuco e Catulo
A toada “Luar do Sertão”, música cantada desde Vicente Celestino a Maria Bethânia, fala com versos ingênuos a vida campestre e encanta pela simplicidade melódica, que Catulo sempre defendeu em toda a sua vida como sendo o único autor, mas atualmente também se dá crédito da melodia a João Pernambuco.
Segundo historiadores, João Pernambuco teria modificado de uma canção anônima, um tema folclórico conhecido por “É do Maitá” ou “Meu Engenho é do Humaitá”, e mostrado a Catulo que colocou a letra nela. João Pernambuco era um homem simples, sequer alfabetizado era ele. Viveu entre 1883 a 1947, e foi admirado por Villa-Lobos, Almirante, e outras personalidades. No dia de seu enterro, Pixinguinha, Donga e alguns outros amigos, cantaram “Luar do Sertão” em sua homenagem.


Caricatura: João de Deus Netto - Blog PICINEZ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...