quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Centenário Rachel de Queiroz

O ano de 2010 está sendo instituído como Ano Nacional Rachel de Queiroz, em homenagem ao centenário da escritora. A iniciativa foi do Senado Federal, manifestando publicamente o reconhecimento da singular contribuição para a literatura brasileira. Mulher, nordestina, cearense, escritora.

Nascida em Fortaleza, em 17 de novembro de 1910, filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, Rachel descendia, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna, "dona Miliquinha”, era prima de José de Alencar, autor de "O Guarani") e, pelo lado paterno, dos Queiroz, família de raízes profundamente lançadas em Quixadá, onde residiam e seu pai era Juiz de Direito.
Em 1917, em razão da forte seca de 1915, sua família transferiu-se para o Rio de Janeiro. Esse fato marcou sua vida de tal forma que veio a servir de inspiração para a criação de “O Quinze”, seu livro de estréia. Com O Quinze Rachel alcançou lugar de destaque na literatura brasileira. Acabou tornando-se a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, ocupando a cadeira de número 5. De volta ao Ceará, em 1925, formou-se professora aos 15 anos de idade. Já em 1927, inicia sua carreira de escritora de forma inusitada, com o pseudônimo de “Rita de Queiroz”, ao redigir uma carta ao jornal “O Ceará”, na qual ironizava o concurso “Rainha dos Estudantes”.
Com vinte anos apenas, projetava-se na vida literária do país, agitando a bandeira do romance de fundo social, profundamente realista na sua dramática exposição da luta secular de um povo contra a miséria e a seca.
Sua simpatia com o Partido Comunista custou-lhe o título de Agitadora Comunista dada pela polícia política de Pernambuco. Seu livro, "João Miguel", já estava no prelo quando foi informada que deveria submeter o livro à censura pelo Partido. Semana depois Rachel é informada que o Partido não aprovara sua obra pois um trabalhador era morto, por outro, na história. Rachel, fingiu concordar e fugiu do local com os originais depois de dizer que o partido não possuía autoridade para censurar sua obra. Este fato levou ao rompimento com o Partido Comunista.

Um comentário:

Bernadete Ferraz disse...

Picinez Blog Tá bonito que tá danado! Começando pelo BRUXO à la CAMÕES...
Parabéns, senior artista"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...