quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Neruda&Garcia Marques





Gabriel García Márquez
 Aracataca, Colômbia, 1928

Jornalista na sua juventude, viveu durante vários anos na França, México e Espanha. Na Itália estudou cinematografia. García Márquez é um romancista universalmente reconhecido, recebendo em 1982 o Prêmio Nobel da Literatura. Iniciou a sua carreira literária com a publicação de diversos contos, como A Trovoada (1955) e Ninguém Escreve ao Coronel (1962). Nestas obras já estão presentes o mundo mítico e fantástico que retrata magistralmente na sua obra-prima, Cem Anos de Solidão (1967).

O autor, situando-se no ambiente mágico de Macondo, em Cem Anos de Solidão, eleva a realidade a uma categoria onírica, nela sintetizando os mais diversos elementos: a história, a natureza, os problemas sociais e políticos, a vida quotidiana, a morte, o amor, as forças sobrenaturais, o humor, o lirismo... Da sua fusão surge um deslumbrante romance, exemplo único daquilo que a partir de então passa a ser designado por «realismo fantástico».
Outras obras suas de grande importância são, entre outras, O Outono do Patriarca (1975), Crônica de Uma Morte Anunciada (1981), Notícia de Um Sequestro (1996), etc.

“A verdade é que eu escrevo, simplesmente, porque gosto de contar coisas a meus amigos”.

Em outra entrevista, disse que só lamenta na morte o fato de não poder contar para ninguém a história depois.
Com 22 obras publicadas, a última em 2004, Memórias de Minhas Putas Tristes, afirmou em 1967: “Me parece que é necessária uma enorme irresponsabilidade para ser escritor”.
A “irresponsabilidade”, que lhe permitiu vender mais de 30 milhões de cópias de Cem Anos de Solidão.

@@@@@




Pablo Neruda
Diplomata, Consul e Escritor - 1904-1973

Filho de um operário ferrroviário e de uma professora primária, nasceu em 12 de julho de 1904, na cidade de Parral (Chile). Seu nome era verdadeiro era Neftalí Ricardo Reyes Basoalto. Perdeu a mãe no momento do nascimento. Em 1906, a família muda-se para a cidade de Temuco. Começa a estudar por volta dos sete anos no Liceu para Meninos da cidade. Ainda em fase escolar, publica seus primeiros poemas no jornal “ La Manãna”. No ano de 1920, começa a contribuir com a revista literária “Selva Austral”, já utilizando o pseudônimo de Pablo Neruda (homenagem ao poeta tcheco Jan Neruda e ao francês Paul Verlaine).
Em 1952, publica “Os versos do capitão” e dois anos depois “ As uvas e o vento”. Recebe o prêmio Stalin da Paz em 1953. Em 1965, recebe o título honoris causa da Universidade de Oxford (Inglaterra). Em outubro de 1971, recebe o Prêmio Nobel de Literatura.

Durante o governo do socialista Salvador Allende, é designado embaixador na França. Doente, retorna para o Chile em 1972. Em 23 de setembro do ano seguinte, morre de câncer de próstata na Clínica Santa Maria de Santiago (Chile).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...