terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Premio Nobel de Literatura, uma impostura

Jean-Paul Sarte recusou a autoridade sueca do Nobel.

por Jorge Lescano
Todo prêmio é por bom comportamento.
Livro das cinzas e do vento
No dia 10 de dezembro de 2010, aniversário da morte de Alfred Nobel, foram entregues em Estocolmo, em pomposa cerimônia que inclui a presença do rei, os Prêmios Nobel (com acento no E).
O Nobel é o Roll-Roys dos prêmios literários. Como se sabe, não basta ter dinheiro para comprar este carro, os fabricantes precisam vasculhar a vida privada do comprador para decidir se ele merece tê-lo. Também o ganhador do Nobel deve dar provas de merecimento na vida privada. Para entrar na galeria dos premiados o comportamento moral, assim como as opiniões políticas, não é questão de somenos, devem coincidir com as da Comissão.
Os acadêmicos são pessoas que se levam a sério, e pessoas sérias não erram: a própria seriedade autoriza seu discernimento, daí toda a solenidade da premiação Nobel e sua aceitação internacional. Contribuem para o prestígio do Nobel a independência de julgamento da Comissão (a expressão é de um escritor brasileiro), bem como a promoção dos próprios contemplados.
Aceitar a autoridade da Academia Sueca é admitir que a crítica sueca seja a mais capacitada para julgar valores literários dentre as múltiples tendências concorrentes, contudo, a ausência da literatura sueca no plano internacional não parece justificar tal pontificado.
Autores de países que agora estão chegando à escrita poderão reivindicar o direito ao Prêmio junto com aqueles que fazem parte há séculos da tradição escrita? Um século de escrita em qualquer língua poderá concorrer com quatro, cinco, dez séculos de literatura?
CONTINUE A LEITURA, com Drummond, Borges, Tolstoi e outros, AQUI

3 comentários:

Anônimo disse...

Sartre caricato - inconteste. Sem precedentes ou concorrentes. Artisticamente perfeito. O Cão!
Grande "pincel de pelo", o que imortaliza, em sua proposta, o imortal...
Parabéns!
Abraços,
Zildeth

Nina Owls disse...

Espectacular,digno de um grande artista

Nanael Soubaim disse...

Nunca entrei nesta fila, agora sei que não preciso perder meu tempo nela.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...