terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Júlio Verne

Tudo o que um homem pode imaginar outros homens poderão realizar"

Considerado o pai da ficção científica moderna, Júlio Verne demonstrou interesse pela Literatura ainda muito jovem. Estudou Direito para agradar ao pai, mas jamais exerceu a profissão. Em 1850, sua peça Les Pailles Rompues foi encenada com sucesso pelo Teatro Histórico de Alexandre Dumas. Trabalhou como secretário do Teatro Lírico entre 1852 e 1854 e, depois, tornou-se corretor de bens públicos. Mas durante todo esse período continuou a escrever comédias, libretos e pequenas histórias. Em 1863, publicou a primeira história da série Viagens Extraordinárias: Cinco Semanas em um Balão.
O imenso sucesso o encorajou a produzir outras histórias na mesma linha – romances de aventura, com descrições detalhadas de paisagens que, apesar de fantásticas, eram cuidadosa e cientificamente concebidas. As Viagens continuaram com Viagem ao Centro da Terra (1864), Viagem ao Redor da Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874), nos quais previa um grande número de descobertas científicas, incluindo o submarino, o aqualung, a televisão e as viagens espaciais. As obras de Júlio Verne tornaram-se populares em várias partes do mundo. Volta ao Mundo em 80 Dias, por exemplo, causou furor ao ser lançada em episódios no periódico Les Temps, em 1873.
Em 1872, o escritor se mudou para a cidade de Amiens e, em 1892, foi condecorado com a Legião de Honra. As obras de Júlio Verne ainda deram origem a vários filmes de sucesso, entre eles Vinte Mil Léguas Submarinos (1916, refilmado em 1954), A Ilha Misteriosa (1929 e 1961), Viagem ao Redor da Lua (1958), Viagem ao Centro da Terra (1959) e Volta ao Mundo em 80 Dias (1956).

CURIOSIDADES
Quem foram suas influências?
Edgar Allan Poe, Alexandre Dumas – pai, Victor Hugo, Daniel Defoe, Johann David Wyss, Józef Sekowski.
Quem foram influenciados?
HG Wells, Julio Cortázar, Emilio Salgari, Boussenard Louis, William Golding, Donald G. Pereira, Arthur Conan Doyle, Edgar Rice Burroughs.
Curiosidades:
Júlio tinha um sobrinho paranóico, este lhe deu dois tiros que um deles acertou-o na perna esquerda, que  o fez permanecer manco para o resto da vida.
Em 1888, Verne entrou política e foi eleito vereador da cidade de Amiens, onde promoveu diversas melhorias e atuou por quinze anos.
Enquanto Verne é considerado na França como um autor de livros de qualidade para os jovens incluindo tecnologia e política, porém sua reputação nos países de língua inglesa
 sofreu por muito tempo como um resultado da tradução ”pobre”.

@@@@@

Capa de minha autoria para o post.

[41]3076-7631



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...