sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Detetive Selvagem...

(clique e amplie)
O chileno Roberto Bolaño é mesmo o farol da nova literatura latina?

por Francisco Foot Hardman


Em sua última entrevista, feita três semanas antes de sua morte e publicada postumamente pelo jornal La Tercera, de Santiago do Chile, em 20 de julho de 2003, Roberto Bolaño, então gravemente enfermo, aguardando na fila por um transplante de fígado que pudesse lhe garantir alguma sobrevida, "sobretudo por meus filhos, minha pequenita que tem dois anos (Alexandra), y Lautaro (com 14)", consciente do fim próximo, almejando apenas "o prêmio de poder escrever cada dia", não perdeu sua irreverência debochada em relação a toda idéia de literatura e literatos como instituição de poder cristalizado.

Desde 1999, com a consagração generalizada no mundo das letras em língua espanhola (que culminou com a obtenção do prêmio Rómulo Gallegos por seu romance polifônico Os detetives selvagens), ele passou a ser cultivado por jovens escritores, pela mídia cult e por críticos literários, em especial no Chile, para onde jamais retornaria, desde sua milagrosa fuga de um campo de concentração de presos políticos em Concepción, auxiliado por um policial que o reconheceu como o ex-colega dos bancos do liceu, semanas depois do golpe de Pinochet. Mas nessa derradeira entrevista, dada em sua casa em Blanes, na Catalunha, a 100 Km ao norte de Barcelona, reafirmava: "Eu não sou ídolo de nada". Para arrematar: "Prefiro morrer em plena lucidez a morrer (como vários escritores) fazendo tontices".
Ao desaparecer, aos 50 anos, Bolaño parecia ter cumprido, em meteórica carreira ...CONTINUE 

2 comentários:

Edmar disse...

Livro de contos do Bolaño que é 10: Putas Assassinas.
Mas nada tão bom quanto Afirma Pereira de Antonio Tabucchi

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

Roberto Bolaño, foi um excelente literato. Foi um homem de garra, que conseguiu ao edsejado, no seu campo de atual, da escrita... Parabéns, para o nosso inesquecível escritor...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...