sexta-feira, 15 de julho de 2011

Otto Lara Resende...


Maria Eugênia de Menezes

Sua grande arte é a conversa. Deviam pôr um taquígrafo atrás dele e vender suas anotações em uma loja de frases, dizia sobre ele Nelson Rodrigues. 
A declaração rodrigueana é verdadeira. Rei da conversa, capaz das mais brilhantes tiradas, do humor mais exato e cortante, Otto Lara Resende acabaria por entrar para a história como frasista exímio. São dele máximas que entraram para o folclore nacional: “O mineiro só é solidário no câncer”, “Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto”, “A Europa é uma burrice aparelhada de museus”.
A fama, no entanto, acabaria por esconder-lhe suas outras artes com o verbo, como jornalista e escritor. Alçado em vida à categoria de personagem, era o mais célebre entre os famosos, mas acabou para o grande público como um enigma. Um desconhecido ilustre. Para ajudar a enxergar através do véu que por tantos anos cobriu o mito e a tirar a máscara que lhe esteve colada à cara, o livro Três Ottos por Otto Lara Resende, do Instituto Moreira Salles (IMS), dá voz a quem sempre foi alvo de controvertidas histórias. Reunião de 23 textos autobiográficos, muitos deles inéditos, Três Ottos surgiu a partir da primeira exploração sobre o arquivo pessoal do escritor, doado por sua família ao IMS e que desde dezembro pode ser consultado pelo público. A organização tanto do volume quanto do enorme acervo (são cerca de 20 mil documentos) ficou a cargo da equipe coordenada pela pesquisadora Tatiana Longo dos Santos, sob orientação da professora Telê Ancona Lopez, e é resultado de uma parceria firmada pelo IMS com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP em 1998. “O IEB foi procurado por ser a maior referência nessa área. Seus pesquisadores têm larga experiência na organização de outros arquivos importantes”, explica Tatiana. 
 CONTINUE 

3 comentários:

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

Falar de Otto Lara Rezende, é falar de grande criador, grande Pensador. O homem das letras, o homem das frases... Brilhante!

João de Deus "Netto" disse...

"Águia", que maravilha de colunistas de primeira grandeza que tínhamos nos jornalões de um passado não tão distante.

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

Concordo plenamente, meu caro amigo Netto. São grandes mestres, inesquecíveis... Inclusive este site, é excelente! É uma pura constelação... Parabéns e abraços...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...