sábado, 22 de outubro de 2011

A Vitalidade do Poeta

(clique e amplie)
Lêdo Ivo cobra uma poesia mais indignada com problemas sociais


CARMEN SIGÜENZA

DA EFE, em MADRI

O poeta Lêdo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), em visita à Espanha. Em Madri, o poeta foi convidado para apresentar uma palestra na Residência de Estudantes, mesmo lugar no qual falou nesta segunda-feira (10) sobre a falta de consciência social e a de compromisso que a literatura possui atualmente.

"Existe um excesso de atenção ao eu próprio. Parece que a indignação acabou, que os problemas sociais e de coletividade não são mais dos criadores. Hoje em dia, os poetas acabam prestando mais atenção aos assuntos amorosos e sentimentais do seu próprio eu", explicou o poeta.

O poeta disse sentir uma devoção pela literatura espanhola desde criança, citando obras de García Lorca, Alberti e toda sua geração, além de Lope de Vega, Gonzalo de Berceo e Antonio Machado, seu preferido.

Lêdo Ivo é uma personalidade simbólica na sociedade, e, aos 87 anos, apresenta uma vitalidade e um discurso apaixonado de fazer inveja até aos mais jovens. O narrador, ensaísta, jornalista e, principalmente, poeta pertence à Geração de 45, um grupo de escritores que se mostrava contrário ao modernismo de 1922. Esse movimento literário contava com João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Rubem Braga, Clarice Lispector, entre outros.

"Nasci poeta e entendo que o mundo se divide entre os poetas, formados por literatos, arquitetos, pintores, dançarinos e músicos, e os que não têm voz. Esses são os poetas que dão voz e música para os que não têm", argumentou o autor de "As Imaginações", "Rumor da Noite" e "Ode e Elegia", vencedor do prêmio de Poesia da ABL.

Amante de sonetos, dos versos longos e adorador de T.S Eliot, Lêdo Ivo afirmou que seus escritores favoritos são originários mais de França e Inglaterra do que de Portugal e do próprio Brasil.

"Acreditamos que estamos mudando muito no Brasil, mas ainda existe uma grande desigualdade. Nosso futuro depende de uma melhor educação e de uma melhor formação. Esse é nosso grande desafio", acrescentou Ivo.

Poeta da nudez, da música e com mais de 66 anos de atividade, Lêdo Ivo disse que se sente melhor poeta na velhice do que na juventude. "Agora posso refletir mais, tenho mais sentimento de conciliação metafísica e vejo mais o minúsculo, o cotidiano. Além disso, estou mais marcado pelas emoções", destacou.

Para o escritor, a poesia tem um papel fundamental na memória do mundo. "Se não tivesse existido Gómez de Quevedo e Gonzalo de Berceo, por exemplo, saberíamos muito pouco sobre a Espanha", concluiu Ivo, exaltando que o poeta é uma espécie de "máscara", uma imagem que esconde sua face verdadeira.

CARMEN SIGÜENZA é Poeta e Jornalista na Espanha.



@@@@@@@@

"A Queimada"


"Queime tudo o que puder : 
as cartas de amor 
as contas telefônicas
o rol de roupas sujas
as escrituras e certidões
as inconfidências dos confrades ressentidos
a confissão interrompida
o poema erótico que ratifica a impotência 
e anuncia a arteriosclerose

os recortes antigos e as fotografias amareladas.
Não deixe aos herdeiros esfaimados
nenhuma herança de papel.

Seja como os lobos : more num covil
e só mostre à canalha das ruas os seus dentes afiados.
Viva e morra fechado como um caracol.
Diga sempre não à escória eletrônica.

Destrua os poemas inacabados,os rascunhos,
as variantes e os fragmentos
que provocam o orgasmo tardio dos filólogos e escoliastas. 
Não deixe aos catadores do lixo literário nenhuma migalha.
Não confie a ninguém o seu segredo.
A verdade não pode ser dita". 


LEIA TAMBÉM

LEDO IVO ATACA OS "GANIDOS" DO IMORTAL PORTELLA

6 comentários:

Onofre disse...

Sarney, Eduardo Portela, Paulo Coelho, e agora o tal do Merdal Pedreira, representante do esgoto jornalístico dos Marinhos e Civitas. - quais os livros dele?
Nem a alma do "bruxo", maior escritor brasileiros de todas as épocas, passa mais próximo ali do "Castelo", região centro do Rio.
E ainda teve uma homenagem ao Ronaldinho Gaúcho! Por que mesmo?!

Denis disse...

Muito bem, Ivo! Não afrouxa com este ranço da ditadura não!

Paty Floripa disse...

Congresso nacional, Assembleias e Câmaras legislativas, STF, ABL, e agora o Merval... Chamem o Ratinho!

Lavínia disse...

O cérebro dos mais novos cada vez mais carcomidos por banalidades, vaidades, ganâncias, preconceitos, e o do grande Ledo Ivo sempre lúcido.

Aldora disse...

Gente, o tema da matéria principal com o Ivo, é a falta de comprometimento social da poesia brasileira!

Bernadete - Teresina (PI) disse...

"...More num covil
A verdade não pode ser dita..." Lêdo Ivo - não tão ledo assim. Como se diria há algum tempo: - Ô véi doido! Sem que lhe fira a grande figura.

Naquele "pessoal" do Movimento Literário de 45, Fulano, Beltrano, Sicrano e outros, lá está a grande Dama Cecília Meireles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...