sábado, 20 de novembro de 2010

Euclides da Cunha


Em 4 de novembro de 1888, o ministro da Guerra, Tomás Coelho, visitava a Escola Miiltar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Os alunos em forma, numa revista de mostra, "fuzis perfilados em continência nos ombros", com sabre engatado na espingarda, saudavam a autoridade monárquica. Ao passar diante do ardoroso jovem republicano, Euclides da Cunha, este atirou a arma aos pés do ministro (ou o sabre?). O fato é conhecido como "episódio do sabre". O ato de indisciplina levou o cadete à prisão, transferido, logo depois, para o Hospital Militar do Castelo, em respeito ao laudo médico que atestava esgotamento nervoso por excesso de estudo. Diante dos juízes, o destemido Euclides confirmou sua fé republicana, sendo então transferido para a Fortaleza de São João, aguardando conselho de guerra, cujo julgamento não se realizou, pela intervenção de muitos. D. Pedro II lhe perdoou. Em 11 de dezembro, foi cancelada sua matrícula.
No final daquele 1888, o jovem Euclides estava em São Paulo. Dia 22 de dezembro, iniciou sua colaboração no jornal "A Província de S. Paulo", escrevendo sob o pseudônimo de Proudhon (escritor francês [1809 - 1865], um dos teóricos do Socialismo que proclamou ser a propriedade privada um roubo, pregando uma revolução que igualaria os indivíduos).
"Para abalar a terra inteira basta-lhe um ato simplíssimo - cruzar os braços". (Euclides da Cunha).

A última entrevista de Euclides da Cunha, você lê aqui


@@@@

Capa de minha autoria para ilustração do post.


[41]3076-7631



2 comentários:

Hamilton Felipinne disse...

Porquê o azul e não um vermelho sangue?

João de Deus NETTO disse...

Hamilton, o sangue e tudo mais foi lavado e engulido pelo gigantesco lago da hidrelétrica de Sobradinho. Temos alí também um mausoléu sob as águas. Diz a lenda que o Exército Brasileiro se sentiria incomodado com as lembranças daquele arraialzinho duro de morrer pelas balas de dezenas de canhões e milhares de fuzis, nas vistas dos "picinez" de futuras gerações.
Abração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...