quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MANOEL DE BARROS - 95 anos de inspiração pantaneira

Considerado um dos maiores poetas vivos do Brasil, Manoel de Barros, festejou seus 95 anos completados no último dia 19 de dezembro (2011), bem ao seu estilo.
Reuniu a família para um almoço especial em sua casa no Jardim dos Estados, em Campo Grande. Os três irmãos do poeta Adile, Eudes e Doraci compareceram.
Manoel de Barros não concede entrevistas e nem gosta de exposição.
Atualmente, ele escuta com dificuldade, fala pouco e anda bem devagar. “Passa o dia lendo livros e pede papeis para escrever”, comenta.
Ela relembra que quando mais novo, Manoel era comunicativo. Hoje, diz a esposa, o sonho dele e viver em Paz.
“Ele gosta de ficar em casa somente com os familiares. Não gosta de barulhos. Gosta somente de livros e de escrever”, acrescenta a esposa.
O poeta tem quase 30 livros publicados e é líder em vendagens no gênero dele.
O casal Manoel e Estela teve três filhos, a filha caçula Marta de 55 anos, Pedro de 63 anos e o João que faleceu há cinco anos.
Conforme Estela, o filho Pedro também está doente e não consegue andar.
Inspiração viva
A inspiração para a poesia continua viva. E a fonte para a escrita está na paisagem exuberante do Pantanal.
Recentemente Manoel de Barros lançou o livro Escrito em verbal de ave.
O pré-lançamento foi realizado no dia 10 de dezembro em São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.
Dona estela ressalta que o livro deverá estar em breve nas bancas de jornais e revistas de Mato Grosso do Sul.
Segundo o site Skoob, na sinopse do livro está escrito: As palavras inocentes e o lirismo doce de Manoel de Barros retornam às livrarias. E trazem de volta Bernardo, personagem importante de diversos poemas de Manoel, como "O guardador de águas", "Livro de pré-coisas" e o mais recente, "Menino do mato".
Em "Escritos em verbal de ave", o poeta retrata a morte de Bernardo com a sutileza intrínseca à sua poesia.
Manoel de Barros não só homenageia Bernardo em seu novo livro, como presenteia os leitores com mais uma obra delicada, uma mistura de sonhos, invenções e palavras que só o poeta consegue combinar.
Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MS), em 19 de dezembro de 1916 e tem formação acadêmica em Direito.
Publicou seu primeiro livro em 1937, os "Poemas concebidos sem pecado", em uma tiragem artesanal de apenas 20 exemplares.
Do Pantanal para o mundo
Atualmente, seu trabalho tem sido publicado em Portugal, onde é um dos poetas contemporâneos brasileiros mais conhecidos, na Espanha e na França.
Pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas européias do início do século e da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade.
Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. (Com informações do site literário Skoob)
Fonte: Alessandra Carvalho - Capital News (www.capitalnews.com.br) 






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...